Escassez de profissionais de segurança de TI é crítico

Inegavelmente, apesar de ser uma área muito importante para a segurança, a escassez na cibersegurança é enorme. Aliás, além da escassez, um outro agravante é a falta de conhecimento sobre essa área.

Para que você entenda o quão grave é o problema da falta de profissionais de segurança, será explicado também um pouquinho sobre essa área pouco conhecida da segurança da informação. Não deixe de acompanhar o artigo. Vai ser interessante!

O que é cibersegurança?

Caso seu primeiro pensamento tenha sido o de que a cibersegurança é o sinônimo de segurança da informação, não se preocupe. Afinal, esse é o pensamento da maioria.

Porém, apesar de serem voltadas à segurança, elas servem para diferentes finalidades. Assim, a cibersegurança trabalha em prol da proteção contra-ataques cibernéticos. Ou seja, ataques feitos contra os dados eletrônicos, como senhas e outras informações relevantes.

Já a segurança da informação abrange algo muito maior, que vai além do que está salvo em um computador. Na verdade, os dados impressos, o que é acessado pelos funcionários, entre outros tipos de informações são protegidas pelos processos de segurança de informação.

Porque há a escassez de funcionários nessa área

De fato, há diversos fatores que fazem com que haja a escassez de funcionários no setor de segurança em TI. Aliás, uma das causas é a falta de espaço para a mulher na cibersegurança.

Isso mesmo! Apesar de estarmos em pleno século XXI, ainda há um preconceito muito grande em torno da mulher que quer dedicar a sua vida para proteger dados.

Além disso, ainda há a falta de interesse dos jovens de ficar nessa profissão. Sendo assim, o que mais se vê atualmente são pessoas que iniciam na segurança da informação ou na cibersegurança e deixam os seus postos em vista de cargos maiores.

Outro ponto muito importante que faz com que haja poucos interessados na área de segurança da informação é a falta de investimento. De fato, há pouquíssimo investimento em treinamento e certificações.

Em razão disso, aqueles que desejam se especializar na área precisam arcar com os custos sem qualquer tipo de incentivo das empresas.

Como contornar esse problema de falta de profissionais

Sem dúvida, a melhor saída para aplacar esse problema de falta de interesse pelas profissões é investindo. Aliás, os investimentos devem ser feitos a fim de manter aqueles que ainda estão na área e atrair novas pessoas.

Sobretudo, os jovens fazem grande diferença nesse desenvolvimento de segurança. No entanto, eles desejam inovação. Inovação essa que só pode ser conquistada com investimentos em especializações e certificações.

Além disso, é fundamental que se perca o preconceito com relação às mulheres relacionadas a TI. Em qualquer área que seja. Afinal, todos são capazes de exercer profissões relacionadas a segurança da informação, basta ter dedicação.

Ao final, o investimento acaba sendo a palavra-chave para todo e qualquer tipo de solução. Ou seja, investimento em conhecimento, em novas tecnologias, em atrativos que irão manter e chamar mais pessoas para essa área.

Afinal, a segurança da informação e a cibersegurança são áreas muito importantes que merecem atenção redobrada. Inegavelmente, nunca se sabe quando alguém tentará roubar os seus dados”

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

#hacker, cibersegurança, empresa, profissionais de segurança, segurança


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

bni-proud-member
selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat