Hacker: o que é e como se tornar um profissional

O hacker tem se tornado um dos profissionais mais requisitados na área da tecnologia da informação. Diferente dos crackers, esses profissionais usam os seus conhecimentos em computação de forma positiva. Eles conseguem tornar sistemas mais seguros e ainda desenvolver programas inovadores de proteção de dados.

No entanto, a jornada para se tornar um hacker profissional exige horas de estudos sobre TI e outros conhecimentos. Quer saber mais? Continue a leitura para descobrir o que realmente faz um hacker e como se tornar um.

O que é um hacker?

O hacker é um profissional com avançado conhecimento sobre tecnologia da informação. Normalmente, eles estudam muito sobre programação de softwares, hardwares e redes de computadores.

Mas, diferente do que se imagina, eles não são criminosos. Pelo contrário, eles aplicam o seu conhecimento no desenvolvimento de sistema de segurança e novos recursos para o mundo da computação. Atualmente os hackers estão divididos em três grandes grupos:

  • White Hats: especializados em segurança da informação, na maioria das vezes, usam seus conhecimentos para ajudar empresas;

  • Gray Hats: apesar de terem boas intenções, esses hackers realizam ações que podem ser eticamente questionáveis;

  • Black Hats: hackers especializados em violar sistemas com intenções maliciosas.

Diferença entre hacker e cracker 

Apesar de terem nomes similares, os hackers são totalmente diferentes dos crackers. Enquanto um hacker usa seus conhecimentos em informática de maneira honesta, os crackers têm uma conduta criminosa. Eles quebram sistemas de segurança para obter vantagens financeiras para si próprios ou terceiros.

O termo cracker foi criado na comunidade hacker em meados da década de 1980. O principal objetivo era diferenciar para a sociedade, as atividades desenvolvidas por cada um deles. No entanto, mesmo após todos esses anos, ainda encontramos pessoas confusas com esses termos.

Como se tornar um hacker profissional? 

Ser um hacker profissional, não é algo que acontece do dia para a noite. Pelo contrário, o interessado precisa se dedicar aos estudos para dominar bem programação, desenvolvimento e outras habilidades.

O primeiro passo, é fazer um curso de ciências da computação em instituições de ensino tradicionais. Também existem cursos de hacking ético na internet, neles você irá aprender temas como:

  • Linguagem de programação;

  • Codificação;

  • Sistemas de segurança;

  • Técnicas de hackeamento.

Habilidades profissionais

É importante destacar que para ser um hacker profissional, você precisa ir além do conhecimento técnico. Afinal, hackear um sistema não se trata apenas de identificar as fraquezas de um sistema, usar a técnica correta e explorá-lo. Pelo contrário, é preciso ter um raciocínio lógico e rápido para testar o alvo e garantir que a tentativa de invasão seja bem-sucedida.

Dicas de livros para hackers 

Como mencionamos anteriormente, os estudos sobre tecnologia da informação são cruciais para manter o profissional bem atualizado. Nesse cenário, os livros são boas fontes de conhecimento para qualquer hacker de sucesso.

Para começar os seus estudos, invista na leitura de clássicos como:

  • Hacker exposto;

  • Ghost in the Wires;

  • Red Team Field Manual;

  • Análise Prática de Malware;

  • Engenharia Social;

  • Criptografia Aplicada: Protocolos, Algoritmos e Código Fonte em C

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

#hacker, cracker, hackers, profissionalização, segurança da informação, segurança de dados


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

bni-proud-member
selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat