O que é VPN? E por que você precisa de uma em sua empresa!

Certamente, alguém deve ter comentado sobre a importância de instalar a VPN para garantir a segurança dos dados. No entanto, o que talvez não saiba é o que é essa rede e os benefícios que ela pode proporcionar para uma organização.

Nesse artigo, vamos esclarecer como funciona esse tipo de rede, os tipos mais comuns e as vantagens que ela oferece. Sem dúvida, no final da leitura, você irá compreender a importância de implantar essa rede na sua empresa. Leia mais!

O que é VPN? 

A VPN (Rede Virtual Privada) nada mais é do que uma rede privada, estruturada sobre uma rede pública como a internet. Essa rede é utilizada em organizações de todos os portes. Através dela, os colaboradores podem acessar remotamente e com segurança arquivos, aplicativos e impressoras conectados a rede dos escritórios, usando conexões de internet pública ou doméstica.

Principais tipos de VPN 

Antes de instalar uma rede privada nos setores da empresa, os gestores de TI precisam definir qual tipo de VPN é a mais indicada. Afinal, existem vários protocolos dessa rede, com características próprias, vantagens e desvantagens:

PPTP

A PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol) é uma das redes privadas mais populares que existe. Isso acontece porque, ela é altamente compatível com diferentes sistemas operacionais e dispositivos móveis. No entanto, ela não é a opção mais segura de rede, devido a questões referentes ao funcionamento do seu protocolo e criptografia.

L2TP

A L2TP (Layer 2 Tunneling Protocol) é um tipo de VPN que une os conceitos de PPTP e L2F . Ele é o protocolo padrão de encapsulamento da Internet da indústria e possui uma funcionalidade similar ao tipo PPTP. O L2TP se destaca por oferecer uma segurança maior, se comparado com a rede PPTP. Durante o seu funcionamento, ela consegue fazer validações de segurança e habilitar a criptografia de dados.

IPSec

Esse tipo de VPN é ideal para proteger os IPs (Internet Protocol) das comunicações realizadas pela internet. A IPSec também é a rede padrão do mercado, devido a sua arquitetura e capacidade de suportar suítes criptográficas com eficiência. Porém, ela tem uma implementação complexa, quando comparada com as demais. Também sofre com a interoperabilidade dentre os fabricantes.

SSL

A rede SSL (Secure Socket Layer) estabelece a comunicação segura entre site para site ou site para cliente, por exemplo. É comum encontrarmos esse certificado nos navegadores e nos sites dos usuários.

Vantagens de usar a VPN?

A implantação das redes VPNs oferecem uma série de benefícios para as empresas. A principal delas é a segurança e privacidade dos dados trafegados pela rede. Isso acontece porque, algumas redes têm validação de segurança e criptografam os dados.

Mas isso não é tudo, as VPNs são práticas para os colaboradores da empresa. Através delas, é possível acessar os dados do escritório através de uma rede pública. O tráfego é totalmente seguro e promove mais comodidade para os negócios, pois os colaboradores podem acessar dados sempre e quando desejam.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

profissionalização, segurança da informação, segurança de dados, segurança empresarial, VPN


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

bni-proud-member
selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat