LGDP: Como preparar sua empresa!

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como principal missão proteger a privacidade dos usuários. Assim como, estabelecer um relacionamento transparente entre empresas e clientes.

A partir dessa lei, as empresas irão manusear as informações privadas dos seus clientes de maneira justa. Elas deverão adotar políticas internas que não negligenciam a segurança dos dados dos consumidores.

Após saber disso, você acha que sua empresa está pronta para cumprir com os requisitos da LGPD? Caso ainda não esteja, selecionamos algumas dicas que irão agilizar o processo de adaptação da sua empresa. Continue a leitura e conheça!

Mapeie os processos da empresa

Elaborar o mapeamento dos processos da empresa é o ponto de partida para adaptar as atividades da empresa à LGPD.

Através dele, será possível obter informações precisas sobre a demanda de dados que cada operação exige. Assim, será mais fácil gerenciar as informações e controlar o ciclo de dados internos da organização.

Também é recomendado estudar com atenção as normas exigidas pela LGPD. Dessa maneira, você irá saber como os processos da sua empresa podem se adaptar a elas.

Uma boa dica é contratar um especialista para que ele avalie a realidade da sua empresa. Assim como, elabore um plano de ação de acordo com as diretrizes da lei.

Atualize-se constantemente

Fazer a atualização constante dos sistema da empresa é indispensável para garantir a segurança dos dados.

No entanto, para que esse processo seja eficaz, é indicado que você também invista na mudança de hábitos dos colaboradores. Assim como, realizar uma atualização de softwares e hardwares para evitar problemas como:

  • instabilidades e falhas no sistema;

  • ataques e crimes virtuais;

  • sequestro e roubo de informações.

O processo de atualização também deve envolver o conhecimento, ou seja, as organizações precisam se atualizar princípios de privacidade e medidas de adaptação.

Por isso, cada vez mais empresas buscam por profissionais que conhecem e dominam a LGPD para fazerem parte das suas equipes.

Foque na experiência do usuário

Como o foco da LGPD está relacionado com a experiência dos usuários, as empresas precisam adotar medidas que fortaleçam a autonomia dos clientes e sua satisfação.

O ideal é personalizar as regras comerciais e de acesso a dados a premissa de que os clientes conhecem seus direitos e desejam ter suas informações protegidas.

Por isso, antes da sua implantação, as empresas podem pensar em estratégias e mudanças de processos que se adequem a experiência do usuário.

Avalie os impactos

Avaliar os possíveis riscos que o sistema de informações pessoais enfrentam é uma forma de preparar a sua empresa.

Afinal, essa medida preventiva contribui para que a organização identifique e combata ameaças antes de que ela cause prejuízos à empresa.

Além disso, a avaliação constante dos riscos irá ajudar a sua companhia a se preparar para o que pode acontecer com os dados particulares em casos de ataque de hackers ou perda de dados.

O ideal aqui é mudar a cultura da empresa e estimular a proatividade da equipe, além de investir em recursos para proteger o sistema.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

empresa, empresarial, leis, LGPD, segurança, segurança empresarial


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

bni-proud-member
selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat