
O que é inspeção SSL e como fazê-lo
A inspeção SSL é uma necessidade constante. Hoje, este certificado garante que um determinado site ou até mesmo conteúdo é realmente seguro, evitando riscos ou futuros prejuízos às máquinas que acessam determinada informação.
Embora seja uma medida tão útil, o SSL não funciona como uma obrigação aos sites e diferentes aplicações web. Sendo assim, mesmo nos dias atuais e na era da informação, ainda restam lugares que não têm nenhum tipo de garantia de proteção.
Portanto, para evitar qualquer tipo de conteúdo malicioso, a própria empresa que acessa às páginas deve inspecionar e avaliar se o certificado SSL realmente dá proteção ou não às máquinas que acessarão determinado conteúdo, evitando prejuízos maiores no futuro.
Para explicar e detalhar a inspeção SSL, o Untangle Brasil preparou este conteúdo e reúne tudo o que você precisa saber para ter uma garantia 100% segura ao acessar sites que têm ou não o certificado SSl!
O que é SSL?
Antes de mais nada, é importante destacar o que é o SSL. Trata-se do Secure Socket Layer (Camada de Soquete Segura em tradução livre), responsável por medir e garantir uma criptografia nos domínios da internet mais segura.
Hoje, a internet depende do protocolo TCP/IP para conexões. Portanto, há sempre uma conexão entre usuário, host e servidor, e essa criptografia fica suscetível a tentativas de intermediação. Justamente aqui, entra o certificado SSL.
Com ele, cria-se mais uma camada no site responsável pela comunicação entre usuário, host e servidor. Tudo isso através de uma criptografia mais segura e, obviamente, protegida de tentativas de intermediação por parte de cibercriminosos.
O que é inspeção SSL?
A inspeção SSL, como o próprio nome sugere, avalia o nível de segurança por parte do certificado SSL aplicado ao domínio, garantindo que não haja falhas durante a implementação desta nova camada de conexão.
Mesmo com o esforço global, há certificados SSL falsos, sendo um dos itens mais usados por cibercriminosos na hora de buscar acesso às informações sensíveis do seu servidor.
Porém, o certificado SSL falso apresenta todas as características principais do SSL, colocando domínios em HTTPS e tendo cadeados referentes à segurança ao lado do domínio do site.
Neste sentido, para identificar um SSL falso, é necessário uma inspeção SSL, única ferramenta para ter acessos verdadeiramente seguros no mundo virtual!
Como fazer a inspeção SSL?
Felizmente, há alternativas para realizar uma inspeção SSL muito mais segura através do firewall Untangle.
O Untangle é um antivírus multisserviços que reúne dezenas de possibilidades com a finalidade de deixar um ambiente digital realmente seguro em seu negócio.
Entre as muitas possibilidades, há um inspetor SSL responsável por determinar se um site realmente é seguro ou não. Então, caso você queira ter certeza em relação ao certificado SSL, baixe o Untangle e implemente no seu negócio.
Esperamos ter o auxiliado a ficar mais seguro e precavido com este artigo, confira mais de nossas produções em nosso Blog.
Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com


cibersegurança, dinämico, firewall, inspeção SSL, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, ssl, untangle