Skip to main content
A seguir você conhece os principais benefícios do Untangle, firewall multi funções gratuito e conhecido por conta de seus recursos completos

Novo Golpe: Cibercriminosos criam CNPJ com razão social duplicada

Um novo golpe está na praça e agora os cibercriminosos criam um CNPJ com nome fantasia clonado para criar boletos mais verdadeiros e enganar os usuários. Para tornar toda a operação mais verdadeira, o nome duplicado tenta abrir uma conta na própria instituição.

Hoje, os bancos digitais são conhecidos por toda a sua facilidade na hora de abrir contas. Com um celular e documentos enviados devidamente submetidos, basta aguardar alguns dias ou até mesmo horas para ter uma conta válida e com todos os recursos possíveis.

Entre tantos recursos, existe a função de emitir boleto. Neste caso, o boleto diz respeito a uma transferência entre contas e pode ser personalizado com nome do pagador, além de apresentar dados do recebedor. Contudo, ao ter a razão social duplicada, o nome que aparece dá ainda mais validade a pessoa que recebe o boleto.

Neste artigo, a Untangle Brasil explica este novo golpe e detalha todo o seu funcionamento para que não haja riscos agora e nem nos dias futuros quando você se deparar!

Qual é o novo golpe com CNPJ de nome duplicado?

O novo golpe cria um CNPJ inédito, preferencialmente como microempreendedor individual (MEI), e escolhe uma razão social e nome fantasia que já exista. De empresas a instituições financeiras, os cibercriminosos utilizam diferentes nomes para dar mais crédito na hora de emitir boletos.

Feito isso, o boleto é insistentemente enviado via e-mail ou até mesmo WhatsApp, caso os criminosos tenham mais informação a respeito da pessoa.

Este golpe se tornou público nos últimos dias, quando um usuário mostrou a tentativa de golpe e alertou o banco digital C6 Bank. À ocasião, um MEI com razão social C6 Bank S.A. criou uma conta na própria instituição financeira homônima e passou a enviar boletos.

Segundo o site de notícias Tecmundo, os golpistas usam nome fantasia de banco para enviar boleto falso e têm um modus operandi bastante parecido. Nele, o golpista entra em contato via WhatsApp e detalha um valor em aberto junto à empresa

Feito isso no primeiro momento, na sequência é realizada uma oferta de desconto e emitido um boleto em nome da empresa. Com dados duplicados, o nome golpe passa bastante confiança e, muitas vezes, vantagens a quem pagar. Uma vez pago, o contato é descontinuado.

Você encontra cinco dicas de segurança de app de banco digital nesse artigo!

Como evitar o novo golpe com nome duplicado da empresa?

Por ser um novo golpe, há uma tentativa de mitigar a abertura de contas com razão social duplicada em instituições financeiras. Porém, a abertura com nomes voltados ao golpe se torna mais difícil, porque a Receita Federal, responsável pelo registro de MEI, não limita a escolha do nome.

Desde que a empresa não tenha um nome idêntico, não há problema em seguir com versões mais parecidas, como C6 Bank S.A., visto no exemplo acima.

Portanto, o melhor a se fazer é entrar em contato com o atendimento ao cliente da empresa em questão. Feito isso, você pode confirmar o contato e atestar se o desconto é real, assim como boleto recebido via WhatsApp. Caso contrário, há chances de cair no novo golpe!

Esperamos ter o auxiliado a ficar mais seguro e precavido com este artigo, confira mais de nossas produções em nosso Blog.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

app de banco digital, cibercriminosos, cibersegurança, dinämico, firewall, novo golpe, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle