Dicas de Segurança

10 Dicas Sobre Segurança Da Informação

Quando se fala em segurança da informação tem-se em mente que se devem proteger as informações registradas na maior e melhor forma possível preservando os seus dados e contra possíveis alterações provocadas por ataques cibernéticos maliciosos.

Preparei o artigo com o intuito de te mostrar em apenas 10 dicas como você pode aumentar a segurança de seus dados em um mundo de crescente uso de tecnologia.

Dica 1 – Atenção a conteúdos desconhecidos

Quando se navega em sites ou blogs novos deve se observar como se dispõe os links, pop-ups, formulários de cadastros ou mesmo caixas marcáveis, pois podem apresentar conteúdos prejudiciais a sua máquina.

O ideal é sempre ler tudo calmamente sem sair clicando em qualquer botão ou caixa que aparecer… Esse é um dos princípios básicos da segurança da informação.

Dica 2 – Cuidado com mensagens que oferecem prêmios e cartões virtuais

Nem sempre o que aparenta ser bom é inofensivo. Muitas dessas formas de mensagem podem conter conteúdos e arquivos perigosos. É comum aparecer mensagens duvidosas com as seguintes frases “Você acabou de ser sorteado e ganhou “x” coisa, clique aqui e veja como poderá resgatar seu prêmio” ou então quando se clica em um link você é automaticamente redirecionado a uma página totalmente diferente da que era proposta.

Quando acontecer isso, feche imediatamente a página.

Dica 3 – Digite sua senha de acesso

É uma das maiores preocupações seja na internet, intranet ou em um dispositivo em estado ofline. Evite grava-las no seu dispositivo e crie de forma mais complexa com inserção de letras, números, pontos e alternância de maiúscula e minúscula, ou seja, sair do modelo tradicional para dificultar o acesso por aqueles que queiram “roubá-la” para acessar os seus dados. Procure trocá-la periodicamente.

Dica 4 – Email, Spam e a segurança da informação

Nem todo lixo eletrônico é só arquivo indesejado que ocupa espaço na caixa de mensagens, ele pode ser um email mal-intencionado com o objetivo de disseminar vírus que possam destruir o seu computador (como os célebres “cavalos de troia”).

Se o remetente é desconhecido é melhor apagar, de imediato, sem abri-lo. Uma forma comum de conteúdos maliciosos vem como “Currículo da pessoa X”. Se seu endereço representa uma empresa deverá ter mais cuidado com esse tipo de mensagem, pois a mesma, ao ser aberta, possui anexos.

Caso pretenda contratar pessoas e abrir um processo seletivo com recebimento de currículos por email oriente aos candidatos, por meio mesmo de mensagem, a não anexarem o documento, mas dispô-lo integralmente no corpo do email. Assim quando chegar novo email com currículo saberá se o que foi enviado a você realmente é o que espera receber ou não.

Dica 5 – Cuidado com a Polícia Federal e o SPC

Calma, não há com o que temer diante desses 2 órgãos públicos (claro se você não tiver problemas com eles). Tanto a Polícia Federal, quanto a Civil, por exemplo, assim como o SPC e Serasa ou Envio de Nota Fiscal Paulista (quando não solicitada) se precisarem de falar contigo não vão enviar mensagem dessa forma.

Farão comunicados oficiais impressos ou irão te ligar para informarem algum problema. Dessa forma, quando ver emails com esses remetentes exclua imediatamente porque não são realmente eles querendo entrar em contato contigo.

Dica 6 – Antivírus, similares e bloqueio de sites

Tenha sempre em seus dispositivos, incluindo celulares, um bom antivírus ativado e um programa “anti malware” que é ideal para limpar arquivos temporários e possíveis links maliciosos.

Deixe sempre ativado os filtros de Firewall e também marcado a caixa “Proteger você e seu dispositivo de sites perigosos” na extensão do seu navegador. Assim quando for acessar um site que possa apresentar riscos o próprio navegador vai dispor de uma caixa de mensagem alertando que aquele site é impróprio ou apresenta conteúdo malicioso.

Dica 7 – Mantenha seu dispositivo atualizado

A segurança da informação também é uma questão de ficar sempre atualizado. Programas e extensões atualizadas é alvo fácil de captarem conteúdos perigosos. Faça atualizações periódicas.

Dica 8 – Leia antes de baixar

Ao baixar um arquivo ou um programa observe, na instalação, quais caixas com frases informativas estão ou não marcadas. Cuidado com pedido de “acesso ao Facebook ou arquivos pessoais” extensões como buscadores ou navegadores que podem conter material potencialmente perigoso.

Dica 9 – Cuidado com o cartão de crédito

Jamais forneça seus dados a sites ou compras desconhecidas para que ele não seja clonado. Certifique sempre da sua compra e observe como virá gravado em sua fatura para reconhecer o débito.

Dica 10 – Acesso ao Internet Banking

Sempre que for entrar no site do seu banco, observe se está em ambiente seguro (endereço com https e desenho de um cadeado colorido) caso contrário, desconecte. Com essas dicas você vai proteger mais e melhor os dados dificultando o acesso por pessoas maliciosas. Afinal, segurança é tudo!

Com tantas dicas assim fica até difícil não ter a segurança da informação completa, não é mesmo? Espero que todas elas tenham sido úteis para você. Caso você tenha alguma outra ideia ou dica para compartilhar, é só deixar um comentário logo abaixo.

Gostou do artigo? Confira outros artigos como este em nosso site e fique por dentro da área de segurança de TI!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento