Sequestro de dados: O que é e como se proteger e evitá-lo!

A tecnologia facilitou diversos processos e agregou muito valor às rotinas diárias das empresas, porém é quase impossível encontrar uma única empresa que não tenha algum tipo de dependência em relação à soluções de tecnologia para que sua operação funcione perfeitamente. E é aí que mora o perigo, pois o sequestro de dados, o Ransomware, pode causar diversos danos e trazer diversas consequências.

O sequestro de dados ou Ransomware fazem parte da lista de principais preocupações das grandes organizações, principalmente daqueles que possuem dados sensíveis. O Ransomware acontece da seguinte forma: os cybercriminosos infectam o sistema e assumem por completo o controle de todos os sistemas, a partir do momento em que estão de posse dos seus dados, eles fazem contato via e-mail exigindo um resgaste sendo pago em moeda virtual, como por exemplo o Bitcoin, pois dessa forma eles não podem ser rastreados. Com o pagamento realizado, os hackers liberam os seus dados.

Saiba tudo sobre ransomware aqui!

O que é o Sequestro de dados – Ransomware?

O sequestro de dados é uma das modalidades praticadas por hackers que visa o acesso à informações confidenciais e de valor de uma determinada organização, onde os dados são sequestrados e são mantidos em “cárcere” até que o valor do resgate solicitado seja pago para que os dados possam ser liberados.

O funcionamento do sequestro de dados é bem simples, através de um ransomware, que é um código malicioso especial desenvolvido apenas para sequestro de dados, o hacker consegue o acesso às máquinas de uma empresa e criptografia todas as informações do seu interesse. Os dados só serão devolvidos após o pagamento do resgaste, feito em moeda virtual para evitar que seja rastreado.

Como o ransomware funciona

O Ransomware causa problemas tanto para os computadores quanto para dispositivos móveis, como celulares e tablets, porém os métodos que são utilizados para infecção são diferentes para cada dispositivo.

Nos computadores, o vírus entra em ação quando o usuário cai em alguma armadilha, como: e-mail, spam ou falso aviso de atualização de sistema. Já nos celulares e tablets, a infecção ocorre através da instalação de um aplicativo infectado, aqueles que são oferecidos em sites ou mensagens suspeitas.

Como prevenir que o sequestro de dados ocorra na sua empresa?

O sequestro de dados está se tornando cada vez mais popular e as empresas estão cada vez mais se prevenindo com novas soluções do mercado, para evitar que seus dados sejam expostos. Existem algumas precauções que podem ser tomadas para evitar que sua empresa seja mais uma vítima, confira a seguir:

* Instalação de firewall: a instalação de firewalls permite que conteúdos maldosos não entrem na rede, existem soluções disponíveis no mercado com antivírus integrado, que barram a execução de malwares.

* Cloud Computing: Soluções em nuvem possuem muitos recursos além de manutenção constante, com uma estrutura de segurança para evitar ataques.

* Sistemas atualizados: Manter todos os aplicativos, sistemas operacionais e demais programas utilizados atualizados, para evitar que pequenas brechas de segurança sejam suficientes para a entrada de malware e consequentemente de ransomware.

Sua empresa está protegida de sequestro de dados? Comente aqui!

Baixe o Untangle

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

CEO Linux Solutions em LInux Solutions Informática
Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ramsonware


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

Copyright © 2000 - 2019 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento