Tailgating na computação: o que é e como funciona ataque

O tailgating na computação está cada vez mais comum. Com as informações e novos protocolos de segurança, os sites, redes e aplicações na web estão próximas aos cenários à prova de falhas. Neste sentido, cibercriminosos têm buscado novas formas de furtar dados sigilosos.

Nisso, a engenharia social, prática onde uma pessoa ou grupo é induzido a cometer erros e prejudicar redes, tem ficado cada vez mais popular no mundo corporativo. Mesmo assim, poucas empresas conhecem e sabem que este tipo de prática tem crescido.

Muitas vezes, os ciberataques aproveitam falhas na comunicação entre cliente e servidor ou adotam práticas mais conhecidas, como o phishing, os spams e outros tipos de malwares. Em comum, todas essas falhas são voltadas ao mundo digital.

Com o tailgating na computação em alta, a Untangle Brasil preparou este guia e compilou as informações indispensáveis para entender este tipo de prática e, acima de tudo, manter-se sempre protegido!

O que é engenharia social?

A engenharia social é o nome dado às práticas de cibercriminosos que induzem os usuários mais desavisados a vazar ou provocar falhas às redes.

Esse tipo de técnica pode ser responsável por graves incidentes nas empresas. Muitas vezes, os cibercriminosos adotam estratégias complexas, como o envio programado de spams, tentativas de assédios para abrir links em sites maliciosos e outros modos que comprometam a rede através de falhas manuais de colaboradores.

Saiba mais sobre engenharia social, nesse artigo!

O que é tailgating na computação?

O tailgating na computação é uma prática recorrente da engenharia social e pode ser definido como um tipo de ataque onde o cibercriminoso segue um determinado usuário até alcançar dados sigilosos ou ambientes que provoquem erros propositais à rede.

Fora do ambiente da computação, o tailgating significa perseguir algo ou alguém. No Brasil, a expressão mais próxima do significado do termo é “ficar na cola”, algo que causa insegurança pela proximidade ao usuário que agora está sendo perseguido.

Sem carros ou perseguições, o tailgating nos ambientes digitais costuma acontecer com contatos mais brandos. Muitas vezes, o cibercriminoso busca se passar por uma nova pessoa e pede conselhos, enganando usuários e enviando malwares, principalmente phishing.

Em casos mais raros, trata-se também da entrada no ambiente físico da rede com o objetivo de roubar dados confidenciais e provocar falhas na rede.

Como ficar protegido do tailgating na computação?

Ficar protegido da ameaça do tailgating na computação é bastante simples. Além da pesquisa prévia, você pode adotar boas práticas em relação à troca de informações, especialmente entre colaboradores recém chegados.

Por exemplo, como a individualidade sobre cada acesso ou políticas que mudem senhas e acessos conforme nomes da empresa saírem dos projetos de redes. Assim, nenhum ex-colaborador tem acesso ou consegue compartilhar informações sigilosas das redes.

Outra adesão bem-vinda é informar sobre o tailgating, ressaltando a importância da segurança e do acesso mais individuais. Logins e senhas para acesso existem e não devem ser compartilhadas, e é fundamental ressaltar este fator entre novos colaboradores.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

dinämico, engenharia social, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, Tailgating, untangle


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj
empreeduca

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - [email protected]

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento