Skip to main content

Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS): o que é e como funciona?

O Hyper Text Transfer Protocol Secure pode não ser tão familiar para alguns, mas pode ter certeza que você entra em sites que dependem deste protocolo web. Talvez o nome possa não ser tão familiar e você conheça este protocolo pela sigla HTTPS.

Hoje, essa etiqueta está presente em sites que buscam acessos e estejam interessados em acessos seguros entre os usuários. Muitas vezes, a falta deste código configura que um site é inseguro, deixando de estar presente nos mecanismos de buscar ou dando insegurança ao usuário.

Para entender melhor sobre o assunto e a importância do Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS), a Untangle Brasil preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber!

O que é Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS)?

O Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS) pode ser definido como um protocolo que protege a comunicação e a transferência de dados entre um navegador da web, como Chrome, Mozilla e Opera, o site em si, e o usuário que busca determinado conteúdo.

Importante ressaltar que há também os sites HTTP (Hypertext Transfer Protocol). Como o próprio nome indica, aqui este protocolo não é seguro, embora possa ser usado.

 

Sem a segurança, os usuários ficam à mercê de hackers e ataques man-in-the-middle (MitM), um dos mais complexos para os gestores de rede. Fora isso, o protocolo seguro também valida o domínio, afastando qualquer possibilidade de falsificação.

Hoje, o Hypertext Transfer Protocol Secure é um protocolo indispensável para qualquer aplicação na web, especialmente na hora da manipulação e transferência de dados sigilosos. Entre os negócios mais populares, serviços bancários, provedores de e-mail e e-commerces são exemplos mais comuns.

O que é ataque man-in-the-middle (MitM)?

O ataque man-in-the-middle (MitM) é uma consequência de não acessar sites com HTTPS e provoca a interceptação da comunicação de dados por um cibercriminoso, que altera ou registra a informação como bem entender. Muitas vezes, os gestores de redes e usuários não conseguem encontrar as mudanças nos dados feitas pelo hacker.

Como funciona o HTTPS?

O Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS) observa o protocolo padrão de segurança Transport Layer Security (ou Socket Secure Layer em versões menos atualizadas) e considera uma criptografia de chave pública simétrica para a autenticação de dados.

Por padrão, o HTTPS usa a porta 443, considerada apenas em casos de transferências realmente seguras. No caso do HTTP, a transferência considera a porta 80.

Antes de uma transferência de dados começar em HTTPS, o navegador e o servidor decidem sobre os parâmetros de conexão executando um handshake TLS (ou SSL se for o caso do domínio. O handshake também é importante para estabelecer uma conexão segura.

Hyper Text Transfer Protocol Secure é realmente seguro?

Nenhum domínio é à prova de falhas, mas felizmente o Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS) permite que as inseguranças ao acessar novos domínios sejam drasticamente reduzidas.

Não à toa, o HTTPS pode ser considerado um protocolo padrão para qualquer aplicação na web que dependa do tratamento de dados mais sigilosos. Tendo em mente as novas diretrizes da LGPD, o uso desta etiqueta é praticamente obrigatório!

Quer saber mais sobre as novas diretrizes da LGPD? Baixe aqui nosso material e tenha uma boa leitura sobre.

 

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

 

cibersegurança, dinämico, HTTPS, Hyper Text Transfer Protocol Secure, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle