Técnico ou Gestor: Conheça as opções de Carreira em Segurança da Informação

Atualmente a carreira em segurança da informação está em alta, com um mundo cada vez mais informatizado, no nosso dia a dia sem dar-nos conta usamos os sistemas de segurança da informação e dentro do ambiente empresarial estes sistemas são ainda mais usados, inclusive para proteger dados internos entre diferentes setores ou cargos.

O uso destes sistemas tende a ser cada vez maior, já que as inovações tecnológicas estão em constante evolução, o que torna a carreira em segurança da informação uma das profissões que tendem a ter o mercado de trabalho mais amplo ainda.

Para que entendamos o que é a carreira e quais as possibilidades para quem quer seguir este caminho que elaboramos este texto. Desejo uma boa leitura!

Qual a formação para seguir uma carreira em segurança da informação?

Apesar de existir um curso tecnológico, de duração de dois anos que é específico à segurança da informação, não necessariamente para desenvolver sua carreira como técnico ou gestor em segurança da informação esta formação é necessária.

Mas, primeiro vamos apresentar como estes cursos podem ser nomeados em diferentes faculdades:

  • Gestão de segurança de computadores;

  • Segurança da tecnologia da informação;

  • Segurança de computadores e;

  • Segurança de redes de computadores.

Estes cursos podem ser oferecidos nas modalidades presencial ou à distância, mas normalmente ele não é suficiente para poder chegar a ser gestor se não for completado com outra graduação e certificações.

Muitos gestores ou técnicos tem formação em:

  • Análise de sistemas;

  • Ciências da computação;

  • Redes de computadores.

Diferentes referentes indicam um ou outro curso para iniciar a carreira, mas todos são unânimes em dizer que a graduação não é suficiente para que fique atualizado e possa desenvolver a carreira em segurança da informação. A seguir você pode ver os principais cursos e certificações para estas atualizações.

Cursos para a formação do profissional em segurança da informação 

As principais certificações e cursos disponíveis para o aprimoramento da carreira em segurança da informação são:

  • Comptia Security+ e Giac Security Essential, os cursos são considerados das melhores certificações introdutórias para a carreira;

  • Certified Cloud Security Professional (CCSP), certificação para quem já tem conhecimento avançado e traz aspectos sobre a computação e a segurança da informação em nuvem;

  • No sistema Certified Ethical Hacker (CEH), o curso é voltado para o sistema que identifica as vulnerabilidades do sistema e capacita o profissional para fazer testes de hacking;

  • Offensive Certified Security Professional (OSCP), nesta certificação o profissional aprende a identificar sistemas que são vulneráveis a ataques;

  • Advanced Penetration Testing, este curso prove ferramentas para que o profissional possa lidar com ataques cibernéticos através de testes;

  • Certified Information Security Systems Professional (CISSP), aprimora a formação para quem já tem experiência na área trabalhando com casos práticos.

As diferenças entre o gestor e o técnico em segurança da informação 

E para quem está começando a carreira, há um grande caminho até ser gestor em segurança da informação. O primeiro são as formações e certificações, depois é construir um caminho construindo a liderança e a gestão dos sistemas, além da operação da segurança da informação em empresas.

As principais diferenças entre o gestor e o técnico, são que o gestor conduz equipes e tem conhecimento além de operar a segurança da informação, ele necessita conhecer a estrutura das redes passando aos técnicos o que é necessário operar para a segurança destas redes.

Mas o técnico não é mero operador, a parte técnica ao implementar a segurança da informação nas empresas, é altamente elaborada e também necessita alta capacidade e são estas questões quando bem desenvolvidas que tornam a carreira tão promissora.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

carreira, segurança, segurança da informação, segurança de dados, técnico


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

bni-proud-member
selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento