Equipamentos de TI

Padronização de equipamentos de TI para melhorar a segurança de sua empresa!

Sem dúvida, quando é falado em segurança na parte de TI de sua empresa, o sinônimo é padronização. Afinal, somente com o sistema padronizado é possível ter mais segurança.

De fato, para que você entenda melhor, a padronização ocorre quando os computadores e outros itens de TI de uma rede interna possuem as mesmas características. Ou seja, mesmo sistema, mesmas atualizações, mesmo modelo.

Que tal saber o porquê a padronização de equipamentos faz com que a segurança de sua rede aumente? É só continuar com a leitura.

Padronização: a busca pela segurança em TI

Sobretudo, é preciso explicar um pouquinho sobre como é vista a padronização em TI. Não se preocupe, é muito fácil!

Basicamente, esse processo acontece em 3 etapas: a de hardware, a de software e a de infraestrutura. Veja um pouquinho de cada uma!

Hardware

A padronização de hardware nada mais é do que usar os mesmos equipamentos. Ou seja, você não deve usar a marca 1 caso você tenha comprado antes da marca 2. Neste caso, ou você modifica todo o maquinário, ou busca uma máquina semelhante à sua e da mesma marca.

Geralmente, as grandes empresas recebem descontos quando fazem esse tipo de compra de um mesmo fornecedor. De fato, essa etapa ajuda a verificar que o uso das plataformas de seu trabalho pode ser feito por todos os seus funcionários da mesma forma.

Além disso, ajuda na manutenção. Mesmo computadores com o mesmo sistema operacional, apresentam mudanças na BIOS. O que acaba prejudicando o profissional da TI.

Software

A segunda parte da padronização é a de software. Assim como você buscou usar o mesmo maquinário, ainda é necessário atentar-se ao uso dos softwares. A começar pelo sistema operacional, mas não só por ele.

De fato, é necessário que seja instalada a mesma versão do sistema operacional para todos. No entanto, também é necessário que outros tipos de softwares também sejam padronizados, como o editor de planilhas, textos etc.

Infraestrutura

Como mencionado brevemente no início deste artigo, todos os demais itens relacionados com a TI devem ser padronizados. Afinal, a padronização visa uma maior segurança, dentre outras facilidades.

Sendo assim, impressoras, relógios pontos, celulares, e outros tipos de aparelhos, devem ser padronizados. Além disso, todos eles devem possuir um antivírus.

Porque a padronização é tão importante

Sem dúvida, a padronização é muito importante para que uma mesma solução seja encontrada para todos. Ou seja, caso seja visto uma fraqueza na segurança de certo equipamento, a solução poderá ser fornecida a ele e aos outros computadores da rede.

Agora, caso sua empresa não tenha a TI padronizada, assim como poderá haver um tipo de vulnerabilidade em uma máquina, poderá aparecer outro tipo em outra. Assim, não é possível prever o que pode ser perigoso aos seus dados.

Além disso, os processos do sistema de sua empresa precisam funcionar de maneira integrada. E isso só é possível quando se há a padronização.

Padronize já a sua TI

Inegavelmente, a padronização oferece diversos benefícios a segurança de sua empresa. E até mesmo mais facilidades.

Afinal, caso seja necessário o treinamento para o uso do sistema, não precisará haver preocupações acerca da falta de padrão do maquinário. Viu, são só vantagens!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Baixe o E-book 50 dicas de segurança de TI
Paulo Henrique Baptista de Oliveira

empresa, empresarial, equipamentos de TI, segurança, segurança de dados, segurança empresarial


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 18 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

bni-proud-member
selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2020 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento

Open chat