Credential Stuffing: Como se proteger deste tipo de ataque

Talvez você não saiba, mas neste exato momento alguém da sua empresa é alvo do Credential Stuffing, ataque cibernético muito comum entre pequenas e médias empresas.

Assim como outros ataques de cibercriminosos, o gestor de TI precisa dar a devida atenção a esta tentativa de invasão, caso contrário é possível ser surpreendido negativamente.

Além disso, como qualquer outro ataque hacker, sempre há chances de ter prejuízos sérios em relação aos processos digitais da empresa.

Justamente por isso, hoje a Untangle Brasil preparou este conteúdo sobre o Credential Stuffing e explica tudo sobre essa modalidade de ataque cibernético.

O que é Credential Stuffing?

O Credential Stuffing (ou Recheio de Credenciais em tradução livre) é um ataque hacker onde robôs pré-programados tentam descobrir senhas de acesso e assim entrar em sistemas de empresas.

Por exemplo, o seu negócio utiliza e-mails corporativos e cada colaborador tem a sua própria senha de acesso.

A partir do Credential Stuffing, os robôs dos hackers utilizam o login já descoberto, que no caso é o email, e criam combinações aleatórias até chegar na senha específica.

Conforme mais complexa, dificilmente os robôs têm sucesso neste tipo de prática. Porém, por se tratar de bots, a chance de sucesso não pode ser descartada, ainda mais caso não haja políticas de senhas ou um antivírus à altura da empresa.

Nas poucas ocasiões que os robôs descobrem a senha, o prejuízo é enorme. Isso acontece porque, a partir das senhas, os cibercriminosos aprofundam os acessos e miram em dados mais sigilosos da empresa, como cartões de crédito e dados individuais.

Felizmente, há práticas que reduzem ainda mais a chance de sucesso do Credential Stuffing, sendo que muitas delas podem ser aplicadas com poucas mudanças.

Como diminuir o sucesso do Credential Stuffing

Por se tratar de uma prática mecanizada, o Credential Stuffing dificilmente tem sucesso quando você implementa ações mais expressivas na segurança digital da sua empresa.

Veja abaixo três dicas simples e fáceis para diminuir a chance de sucesso do Credential Stuffing que a Untangle Brasil separou!

1. Implemente a verificação de duas etapas

A verificação em duas etapas ou 2 Factor Authentication (2FA) no inglês dá mais segurança ao login e reduz a praticamente zero as chances de sucesso dos robôs.

Trata-se de uma verificação em sequência ao login, ou seja, você coloca a sua senha normalmente, mas há também um código extra de acesso.

Portanto, mesmo que os robôs descubram a senha, ainda é preciso descobrir o segundo código.

2. Crie uma política de senhas

Poucas empresas têm políticas de senhas, embora os resultados na segurança digital sejam animadores.

Com uma política de senhas, os colaboradores não criam senhas fáceis, aquelas com números sequenciais ou facilidades demais. Pelo contrário, eles criam obrigatoriamente palavras chaves mais difíceis, com números e caracteres especiais.

Na prática, essa iniciativa protege ainda mais tentativas de acessar determinado cadastro.

3. Implemente um antivírus à altura da empresa

Atualmente, o Untangle está entre os antivírus mais baixados e usados em todo o mundo por conta da sua excelente qualidade e nível de proteção.

Por se tratar de um firewall de código aberto, você consegue baixá-lo e implementá-lo sem nenhum grande investimento. Ainda assim, a empresa mantém um ótimo nível de segurança.

Entre todas as possibilidades, o Untangle facilita a gestão de acessos e permite que o gestor de TI faça o acompanhamento dos logins ativos. Sendo assim, a empresa fica ainda mais resguardada diante um possível ataque hacker.

Quer saber mais sobre as soluções do Untangle? Então baixe-o agora!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

ciberataques, cibersegurança, Credential Stuffing, dinämico, empresas, firewallNG, ng firewall, proteção, segmentar acesso, segurança, segurança da informação, segurança empresarial, untangle, VPN


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj

Copyright © 2000 - 2021 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br

 

Agencia de Crescimento