Você sabe controlar e otimizar a Internet na sua empresa?

No universo corporativo, a internet já deixou de ser uma questão de escolha há muito tempo. Hoje, grande parte das empresas dependem parcial, ou totalmente, deste importante recurso para encurtar distâncias, integrar seus diversos departamentos e melhorar a comunicação com seus clientes e parceiros comerciais. E quando o assunto é internet, um fato é certo: o meio empresarial requer sempre a maior velocidade de conexão possível.

Afinal, tanto as atividades empresariais como as tomadas de decisão dos gestores requerem agilidade para que a empresa possa se destacar no mercado. E por mais que as operadoras disponibilizem conexões cada vez mais rápidas, nem sempre a empresas conseguem contar com a velocidade desejada para otimizar a performance de suas aplicações de internet e melhorar a experiência de navegação dos seus funcionários.

Daí a importância dela contar com links de duas ou mais operadoras para alimentar a sua rede interna e somar as velocidades, ao invés de utilizar apenas um link. Neste post, veja o que é balanceamento de carga e como este recurso pode melhorar o desempenho da sua rede, espalhando o seu tráfego através de múltiplas conexões de internet e assegurando a continuidade dos negócios com o failover automático. Acompanhe:

O que é o balanceamento de acesso à internet?

O balanceamento de acesso à internet, ou balanceamento de carga (no inglês, load balance), é uma funcionalidade que dá a empresa a possibilidade de utilizar dois links de internet para alimentar a sua rede interna, somando as duas velocidades. Dessa forma, a organização pode otimizar a performance de suas aplicações de internet e melhorar bastante a experiência dos seus colaboradores em termos de velocidade.

Se você possui um link de internet de 30mb e outro de 10mb, por exemplo, o recurso de balanceamento de acesso à internet fará a soma dos dois e distribuirá o trafego entre os seus colaboradores. Também é possível definir por qual link queremos que um determinado serviço ou requisição trafegue. Por exemplo: todo o acesso à internet por meio do link A e todo o tráfego de e-mail através do link B.

Devido às constantes falhas que as operadoras vêm apresentando em seus serviços, a otimização de acesso à internet através do balanceamento de cargas tornou-se fundamental. Esta funcionalidade, provida por um sistema, não só ajuda a maximizar a largura de banda e melhorar o desempenho da rede, como também garante que as organizações tenham uma internet altamente disponível para a realização de todas as suas atividades.

O que acontece quando um link cair?

Caso algum dos links fique indisponível, devido à uma falha ou interrupção momentânea, a funcionalidade failover (contingência de link de internet) redireciona de maneira automática todo o tráfego para uma conexão alternativa. Assim, o trabalho dos funcionários não é interrompido e a continuidade dos negócios é garantida. Vale lembrar que o sistema que provê o failover elimina as antigas intervenções manuais em caso de queda de circuitos.

Basta configura-lo uma única vez, e o resto fica por conta da funcionalidade. Em caso de queda, as ações definidas são executadas, o trafego de dados é redirecionado para um outro link e os administradores são devidamente notificados. O failover também possui logs de Downtime de Internet, que identificam as conexões com pouca confiabilidade. Dessa forma, o downtime da empresa é diminuído e a produtividade dos seus funcionários não é afetada.

Embora não aparente, o failover dá à empresa a possibilidade de ela agir de maneira proativa, prevenindo problemas em suas estações de trabalho antes que eles realmente aconteçam. Esta solução também reduz significativamente os custos da organização com problemas de emergência, otimizando seus preciosos recursos financeiros, e libera a equipe de TI para focar na melhoria dos produtos ou serviços.

Desse modo, o balanceamento de carga e o failover podem ajudá-lo a melhor o desempenho da rede da sua empresa. Aproveite para conhecer os módulos WAN Balancer e WAN Failover da Untangle, acessando o demo do produto: http://demo.untangle.com

Gostou do artigo? Confira outros artigos como este em nosso site e fique por dentro da área de segurança de TI!

acesso a internet

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento