Skip to main content

Ataque de Negação de Serviço: o que é e como funciona

O ataque de negação de serviço está entre os mais perigosos para as empresas. Muitas vezes, ele é o responsável por deixar sites, plataformas e outras aplicações web de fora do ar por tempo indeterminado.

Mesmo com o avanço de protocolos e softwares cada vez mais abrangentes, este tipo de ataque segue comum e é um risco às empresas. No entanto, a alta popularidade de outros tipos de ataques, como ransomware e phishing, tem colocado o DoS de lado.

Porém, isso pode trazer graves riscos à sua rede. Portanto, além dos riscos mais populares desde o fim da pandemia, você também deve considerar a possibilidade de ser alvo deste tipo de atentado!

Para entender melhor, veja neste conteúdo da Untangle Brasil o que é, como funciona e a melhor forma de se proteger do ataque de negação de serviço!

O que é o ataque de negação de serviço?

O ataque de negação de serviço (DoS na sigla em inglês) é um tipo de atentado digital onde o cibercriminoso tem como objetivo tomar posse do servidor ou computador, ou interromper qualquer tipo de comunicação que possa ser feita.

Como o próprio nome sugere, os objetivos dos hackers são negar todos os tipos de serviços encontrados na rede. A partir disso, as empresas são extorquidas, com penas de terem dados sigilosos vazados na internet.

Esse tipo de ataque considera as limitações dos servidores. Ainda hoje, os servidores web têm limites de tráfego, que hoje consideram milhares de acessos simultâneos. Quando um determinado número de acessos é alcançado, o servidor fica fora do ar, tendo o acesso ao serviço negado.

Na prática, o ataque de negação de serviço é o uso de solicitações do servidor até superar o tráfego normal e, consequentemente, tirar um site, plataforma ou aplicação web do ar.

Como funciona o ataque de negação de serviço?

O ataque DoS é superar a quantidade máxima de acesso e, por fim, impedir a realização de qualquer outra requisição. Para alcançar este objetivo, há duas possibilidades: os ataques de estouro de buffer e os ataques de inundação.

Os ataques DoS buffer buscam estourar a memória disponível, isto é, todo o espaço, RAM ou processamento da máquina é levado ao limite, resultando em lentidão, falhas recorrentes e, consequentemente, na negação do acesso.

Já os ataques de inundação necessitam de mais investimento e justamente por isso são mais raros. Na prática, este ataque de negação de serviço necessita de mais banda que o próprio servidor.

Ou seja, o servidor do cibercriminoso envia pacotes em alta quantidade com o foco de sobrecarregar e negar os serviços. Para isso, é necessário superar o processamento do servidor da empresa.

Melhor forma de evitar o DoS

A melhor forma de evitar o DoS é realizar um monitoramento constante da rede, antecipando tentativas de ataques de negação de serviço.

Hoje, este tipo de monitoramento pode ser feito com firewall multifunções. Entre todas as opções, vale a pena conhecer o Untangle!

Para conhecer este firewall definitivo e reduzir as chances de ataque de negação de serviço, clique aqui!

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

ataque de negação de serviço, cibersegurança, dinämico, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle