Golpe do PIX: como esse tipo de roubo funciona

O golpe do PIX está mais popular do que nunca e hoje nenhum ambiente está a salvo. Das redes sociais e e-mails aos aplicativos de mensagens e sites, há diferentes táticas utilizadas pelos cibercriminosos para conseguirem transferências instantâneas que são dificilmente estornadas.

Inclusive, hoje esses golpes já utilizam outras técnicas dos hackers, misturando problemas até então conhecidos com as novas técnicas dos cibercriminosos. Em comum, todos dependem da desatenção e da boa fé dos indivíduos. Portanto, basta foco e um pouco de conhecimento para evitar essas tentativas de furto do seu dinheiro.

Felizmente, você não cai nesse tipo de golpe caso siga bons hábitos, como a checagem da informação apresentada, a gestão das suas informações pessoais, o acompanhamento dos remetentes que entram em contato, entre outros exemplos.

Para entender melhor e explicar como você evita o golpe do PIX, a Untangle Brasil preparou este conteúdo e reuniu tudo o que você precisa saber!

O que é golpe do PIX?

O golpe do PIX consiste em convencer você a fazer uma transferência desnecessária através das redes sociais, QR-codes, chaves de compromissos financeiros e até mesmo de contas falsas de pessoas conhecidas, como amigos e familiares.

Hoje, há os mais variados tipos de golpes que se apropriam do PIX para que os golpistas recebam transferências instantâneas. Ao contrário de outras formas de estelionatários, essas transferências se tornam mais complicadas porque o estorno não acontece com tanta facilidade.

Pelo contrário, caso você seja alvo de uma tentativa de golpe, caia e faça uma transferência desnecessária, é necessário entrar em contato com o seu próprio banco.

Feito isso, inicia-se um demorado processo de análise. Uma vez que fique comprovado o golpe, o valor é estornado, mas uma vez que haja margem para dubiedade, você pode ficar sem o valor transferido para o cibercriminoso.

Quais são os principais golpes do PIX?

Como dito mais acima, há diferentes tipos de golpes do PIX. Em comum, todos acabam solicitando uma transferência via PIX por inúmeros motivos. Para entender melhor, o Untangle Brasil separou as principais formas que o golpe do PIX é aplicado!

1. Criação de chaves PIX falsas

Um tipo de golpe surpreendentemente comum nos primeiros meses do PIX e hoje mais raro, os cibercriminosos criam páginas falsas de captura de informações. Nelas, os usuários informavam dados sigilosos porque acreditavam estar no site do banco.

Deste modo, os golpistas conseguiam acessar informações bancárias para terem acesso. Feito isso, eles realizam transferências para contas bancárias de laranjas.

2. WhatsApp clonado

O golpe do PIX aproveitou bastante da possibilidade de clonar o WhatsApp. Felizmente, hoje esse tipo de golpe se tornou facilmente evitado.

Para evitar que tenha um WhatsApp clonado, você deve evitar que códigos sejam compartilhados. A melhor forma de evitar que o seu WhatsApp fique duplicado é ativar a função de verificação em duas etapas.

Mesmo assim, caso um colega ou familiar tenha o WhatsApp clonado, não faça transferências via PIX. Se for possível, ligue e fale diretamente com a pessoa para confirmar o pedido de PIX.

3. Conteúdos e links maliciosos

Outro golpe do PIX igualmente comum é o envio de conteúdos e links para transferências maliciosas.

Através de QR-codes e chaves que se dizem ser de compromissos de empresas de luz, de água, de internet e instituições financeiras, você recebe esses conteúdos por WhatsApp ou e-mail. Antes de qualquer pagamento, verifique o valor nos canais oficiais. Caso não conste nada, trata-se de um golpe.

Esperamos ter o auxiliado a ficar mais seguro e precavido com este artigo, confira mais de nossas produções em nosso Blog.

Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Paulo Henrique Baptista de Oliveira

cibersegurança, dinämico, firewall, golpe do pix, pix, proteção, segurança, segurança da informação, segurança de rede, segurança empresarial, untangle, whatsapp clonado


Paulo Henrique Baptista de Oliveira

Empresário do ramo de tecnologia há mais de 20 anos, líder em consultoria, serviços e soluções baseadas na plataforma Linux. Especializações: Segurança, Servidores, Linux, Open Source, SW Livre Parcerias: Untangle e Bacula do Brasil.

selo_associada_assespro-rj
empreeduca

Copyright © 2000 - - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - Sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
(21) 2526-7262 - [email protected]

03.519.862/0001-13 - Linux Solutions Informatica

Agencia de Crescimento