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Implementação da LGPD – Como adotar as melhores práticas

A implementação da LGPD pode causar dúvidas, mas não há mais espaço para deixar de seguir todas as diretrizes impostas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Caso contrário, o seu negócio correrá riscos de advertências e multas relacionadas ao faturamento do seu negócio.

Felizmente, as diretrizes da LGPD não são irreais e podem ser implementadas sem muito esforço uma vez que o seu negócio considere os melhores hábitos. Inclusive, a própria LGPD destaca as melhores práticas na hora de seguir todas as normas.

Entre pequenas a grandes empresas, basta monitorar e adotar práticas que reduzem as chances de ter dados sigilosos expostos. Além disso, adotar recursos de anonimização de dados faz toda diferença, especialmente ao utilizar dados frequentemente.

Neste artigo, a Untangle Brasil destaca como realizar a implementação da LGPD e mostra os melhores hábitos na hora de seguir todas as diretrizes desta lei!

Como fazer a implementação da LGPD

Cuide do armazenamento do seu negócio

Uma das partes fundamentais da LGPD é justamente a coleta e o armazenamento de dados pessoais. É preciso saber quais informações podem ser coletadas e também onde elas serão guardadas — e por quanto tempo e para quais propósitos.

Por isso, no caso de colaboradores, certifique-se de que o termo de uso das máquinas corporativas informa que alguns dados pessoais podem ser coletados e armazenados. O mesmo vale para informações de clientes, fornecedores, parceiros, etc.

Além disso, o seu negócio deve ter medidas protetivas que garantam a proteção das informações, evitando que qualquer dado vaze, seja alterado ou utilizado indevidamente.

Entenda mais sobre a LGPD aqui!

Apoie os colaboradores

Treinamentos, palestras, workshops e curadorias são ótimas ocasiões para informar e educar os colaboradores sobre os cuidados que precisam ser tomados nos smartphones e tablets por conta da implementação da LGPD.

No entanto, vale ressaltar que, caso o seu negócio tenha diferentes setores, é importante alinhar o discurso com todos. Ou seja, a informação que chega ao jurídico deve ser a mesma que chega aos colaboradores do marketing da empresa, por exemplo.

Notifique a captura de informações

Outra prática indispensável na hora da implementação da LGPD é a notificação da captura das informações. Nesta etapa, considere não apenas informar que dados podem ser armazenados, como realizar orientações relacionadas à privacidade.

Hoje, muitos sites já têm páginas dedicadas apenas à privacidade dos usuários. Com a LGPD, esses sites atualizaram o setor e agora contam com partes específicas sobre o tratamento de dados.

Faça o monitoramento da rede

A implementação da LGPD não considera apenas o tratamento e o armazenamento de dados pessoais, relacionados à individualidade dos usuários, mas como também o acesso por parte da empresa. Em outras palavras, é necessário ter responsabilidade com quem vê os dados.

Neste sentido, o gestor de rede deve adotar práticas propositivas, isto é, controlar o acesso e garantir que nenhum colaborador sem a devida autorização consiga ver dados pessoais dos usuários.

Para isso, a melhor alternativa é ter um firewall multifunções capaz de acompanhar, monitorar e alertar tentativas de acessos às pastas mais sensíveis da rede.

Esperamos ter o auxiliado a ficar mais seguro e precavido com este artigo, confira mais de nossas produções em nosso Blog.

 

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