O que é autenticação forte? Como funciona e qual sua importância!
Talvez você não saiba, mas provavelmente usa algum método de autenticação forte diariamente. Ele está presente no cadastro nas redes sociais, aplicativos de bancos e e-commerces e garantem uma segurança extra para os seus dados. No entanto, apesar de fazer parte do dia a dia de milhares de pessoas, são poucas as que conhecem esse método e sabem a sua importância.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo para esclarecer tudo sobre autenticação de dois fatores, principais métodos e sua importância. Continue a leitura.
O que é autenticação forte?
A autenticação forte, também conhecida como autenticação de 2 fatores, é um recurso de segurança online. Sua principal função é proteger os dados dos usuários na internet.
Ele é bastante usado em logins de sites, quando o provedor solicita que o usuário cadastre sua senha e usa outra forma de checagem, para validar sua autenticidade. Na prática, os e-commerces, sites institucionais e redes sociais usam esse tipo de recurso, tais como:
WhatsApp;
Google;
Facebook;
Sites governamentais;
Bancos.
Conheça também a autenticação multifator, clique aqui!
Como funciona a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores têm como principal objetivo oferecer uma camada extra de segurança para os usuários. Atualmente, existem diversas maneiras de colocar esse tipo de autenticação em prática. As mais populares são:
Autenticação por SMS
A autenticação por SMS é um dos métodos mais usados para validar a autenticidade. Nesse caso, é enviado para o celular cadastrado do usuário, um TOKEN ou PIN de verificação. Em seguida, eles precisam informar esse dado na tela de acesso do
site ou aplicativo.
Como os usuários estão com os celulares sempre em mãos, as chances de validar as informações são práticas. Ademais, a autenticação de dois fatores oferece vantagens como:
Baixo custo;
Entrega rápida e garantida;
Fácil integração.
Autenticação por e-mail
O e-mail é outra forma utilizada no processo de autenticação forte, para validar os dados. Nesse sistema é enviado um código exclusivo para o e-mail cadastrado do usuário.
Apesar dessa técnica ser de baixo custo e prática, ela apresenta algumas desvantagens em comparação com o SMS:
Implementação complicada;
Atrasos no envio do e-mail de confirmação para o cliente;
Senha suscetível a ataque de
hackers.
Métodos extras de autenticação de dois fatores
Além do SMS e do e-mail, existem outras técnicas de autenticação de dois fatores que você pode utilizar. As principais delas são:
Assinaturas digitais;
Biometria;
Certificados digitais;
Dispositivos USB;
Autenticador QR CODE.
Importância da autenticação forte
A autenticação forte deixou de ser uma opção, para se tornar uma verdadeira necessidade para manter os dados 100% seguros. Isso acontece porque, com esse método é solicitada uma autenticação dupla, que inclui não apenas o cadastro de senhas, mas também a confirmação de códigos.
Dessa maneira, quando os dados são violados, os invasores não terão fácil acesso as contas. Pois, eles terão que realizar uma segunda autenticação via SMS, e-mail ou biometria. Por isso, é tão importante acessar sites e implementar métodos de autenticações de dois fatores nas empresas.
Para manter a segurança da sua empresa conheça o SOC, leia este artigo!
Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com
autenticação forte, empresa, empresarial, segurança, segurança de dados, segurança empresarial, segurança pessoal