Gestão de Segurança

Gestor de segurança: quem é e por que a sua empresa precisa de um?

Em junho de 2015, a empresa russa Kaspersky Lab, uma das mais reconhecidas no ramo de segurança digital, admitiu ter sido hackeada. De acordo com a empresa, a intrusão foi detectada em estágio inicial e os dados vazados não ofereciam riscos para a continuidade de seus serviços.

A questão é: será que, mesmo sendo uma das mais importantes fornecedoras de software de antivírus, a Kaspersky Lab se permaneceu crível como um estabelecimento que deveria, além de ter, ser gestor de segurança? Acompanhe!

A importância de um gestor de segurança

O trabalho de um gestor de segurança tem como principal objetivo zelar pelos dados da empresa. Os profissionais, geralmente expertise na área de Tecnologia da Informação, precisam assegurar que nenhuma informação seja vazada e nenhum sistema invadido. O gestor de segurança atua, portanto, em quaisquer organizações ou setores de negócios que necessitem de Sistemas de Informação. O profissional busca estratégias de defesa contra hackers e contra diversos tipos de invasão e vazamento de informações privadas. Ele precisa se antecipar com possíveis riscos e criar soluções efetivas para combater os ataques virtuais.

Atualmente, é comum ver grandes empresas serem hackeadas, terem seus sites invadidos, como foi o caso da própria Kaspersky Lab, além de fotos e informações de celebridades vazadas. Todo sistema pode haver falhas de segurança e, são nessas brechas, que os invasores se aproveitam.

Crackers, criminosos cibernéticos

Durante a Guerra de Troia, os gregos decidiram usar, como estratégia para conquistar a cidade turca, um cavalo feito de madeira, onde dentro haviam soldados prontos para o ataque. O “presente de grego” foi denominado Cavalo de Troia. Propositalmente, o malware (“malicious software”) ou software maligno recebe o mesmo nome, pois, assim como os gregos, parecem inofensivos e até mesmo invisíveis, mas conseguem infectar arquivos inteiros e computadores, controlando e bloqueando, inclusive, o acesso do usuário à máquina.

Hoje em dia, os Cavalos de Troia são o malware mais utilizado pelos criminosos digitais. Algumas das ações do vírus, coordenadas por invasores cibernéticos, têm intenção de alterar o sistema de segurança, espionar e ter acesso a dados pessoais, como, por exemplo, senhas e dados bancários.

Gerindo ameaças

O gestor de segurança é fundamental quando a empresa necessita de cuidados e precaução digital com monitoramentos e bloqueio de acessos. Dessa forma, sabendo investir em segurança da informação, ela tem um acompanhamento mais especializado com relatórios para se direcionar e administrar melhor seus negócios.

O profissional, que vai atuar dentro do departamento de TI, com foco principal voltado à configuração e administração da segurança de rede, pode ter sobrecarga de tarefas e tensão sobre as atividades desempenhadas. É de suma importância que, tanto a empresa quanto os gestores de segurança digital, saibam lidar com as situações sem colocar em risco os negócios, para manter seus clientes seguros e confiantes com os serviços oferecidos.

E você, como cuida da segurança de sua empresa? Pense nisso! Caso queira conhecer melhor o Untangle, acesse o demo do produto: http://demo.untangle.com

Etiquetas:

Fale conosco:

Assessoria Completa

Desde 2000 no mercado, a Linux Solutions hoje é referência na implantação, treinamento, manutenção e suporte das melhores soluções baseadas em software livre.

Copyright © 2000 - 2018 - Linux Solutions

Av. Presidente Vargas, 482 - sala 326 - Centro Rio de Janeiro - RJ
21-2526-7262 - contato@linuxsolutions.com.br


Agencia de Crescimento